As rugas marcadas são causadas pelo aprofundamento das linhas nos tecidos da pele, devido a perda natural de colágeno, elastina e ácido hialurônico que ocorre conforme envelhecemos. A reposição destas substâncias pode ser obtida através de tratamentos estéticos variados, que vão desde cosméticos anti-idade, até procedimentos minimamente invasivos, como os preenchedores de ácido hialurônico.

Qual a diferença entre rugas marcadas e linhas de expressão?

As linhas de expressão são rugas finas do rosto, causadas pela repetição das expressões, portanto, costumam ficar aparentes apenas quando realizamos movimentos faciais. O tratamento para as linhas de expressão pode começar ainda na juventude, a fim de prevenir que se tornem mais profundas com o passar do tempo.

As rugas marcadas são comuns em peles maduras, pois sinalizam o envelhecimento dos tecidos. São linhas profundas e aparentes mesmo com o rosto estático, ou seja, sem a realização de movimentos faciais. Podem ser minimizadas pelas rotinas de cuidados com a pele, porém, só podem ser eliminadas a partir de procedimentos estéticos mais avançados.

O surgimento das rugas marcadas interferem na harmonização orofacial e conferem um aspecto envelhecido à face. Embora dependa de diversos fatores biológicos e externos, é possível que apareçam em áreas distintas do rosto, sendo que cada uma apresenta características próprias.

 

  • As rugas marcadas que começam na área abaixo do nariz e vão até o final dos lábios são conhecidas como o bigode de chinês
  • As rugas marcadas ao redor dos olhos, mais encontradas nos cantos externos, são conhecidas como pés de galinha
  • As rugas marcadas que começam nos cantos da boca e descem até o final do queixo são conhecidas como linhas de marionete.

 

Soluções para rugas marcadas

 

Fatores de risco para o surgimento de rugas marcadas

Os primeiros sinais de surgimento de rugas faciais começam a partir dos 30 anos, porém, a tendência é que esse processo se torne mais intenso apenas na terceira idade. O que gera desconforto entre pessoas que buscam por uma beleza natural e jovial, é que existem muitos fatores capazes de acelerar o processo e de interferir na profundidade das linhas, sendo que alguns são difíceis de serem evitados, como a poluição urbana. 

Segundo a dermatologista e speaker da Sinclair Pharma Dra. Rafaela Bibas, “existem dois tipos de rugas faciais, as dinâmicas e as estáticas, que também são conhecidas como rugas marcadas. Ambos os tipos surgem com a idade, mas podem ser potencializadas pelo fotoenvelhecimento, cansaço, tabagismo, stress e excesso de atividades aeróbicas, como maratonas e triathlon”.

Pessoas com peles claras devem redobrar os cuidados, pois a quantidade de melanina presente nos tecidos influencia diretamente na elasticidade e na durabilidade do colágeno. É importante evitar ao máximo os fatores de risco e incluir produtos que contenham antioxidantes, como a vitamina c, na rotina de cuidados com a pele.

Preenchimento facial no combate às rugas marcadas

Atualmente, o mercado estético pensou em formas de atingir o rejuvenescimento facial e repor substâncias como o colágeno e o ácido hialurônico sem que fosse necessário se submeter às cirurgias plásticas. Procedimentos minimamente invasivos, como é o caso dos preenchedores de ácido hialurônico e bioestimuladores influenciam na produção natural das substâncias responsáveis pela elasticidade da pele.

Nas palavras de Dra. Rafaela, “o aparecimento precoce das rugas marcadas pode ser evitado com tratamentos profiláticos, como toxina botulínica, lasers e preenchimento. Os preenchedores de ácido hialurônico podem atenuar e tratar a depressão feita pelas rugas marcadas, diminuindo a profundidade de uma forma mais completa do que a toxina botulínica”.

Entre as opções de preenchedores de ácido hialurônico está o Ellansé, que também funciona como bioestimulador de colágeno e é o único produto com ação 2 em 1 que apresenta resultados plenamente satisfatórios em apenas uma sessão, com efeitos que podem durar por até 3 anos. Por ser um produto que regenera as substâncias perdidas pela pele, o Ellansé devolve a beleza natural, de forma segura e minimamente invasiva.