Fatores que causam flacidez nos olhos

Com o passar dos anos, é comum que muitas pessoas se incomodem com a flacidez na área dos olhos. As pálpebras caídas, assim como as linhas de expressão no rosto são ocasionadas por uma série de fatores. Há no mercado uma série de produtos que podem ser aliados no combate a esses sinais de envelhecimento, como o bioestimulador de colágeno, Ellansé e o preenchedor Perfectha. Ambos são produzidos pela Sinclair Pharma e contam com tecnologia de ponta para garantir uma pele mais jovem e saudável.

Conversamos com o cirurgião plástico e speaker da Sinclair Pharma, Dr. Flavio Rezende, para entender melhor quais são os fatores que aceleram a flacidez na ára dos olhos. Confira!

 

NMP: Por que o envelhecimento causa flacidez na área dos olhos?

Dr. Flavio: O envelhecimento ocorre em todas as camadas da pele, ocasionando a flacidez, rugas finas, manchas na pele, atrofia e flacidez muscular, relaxamento de uma fina membrana chamada de septo, o que leva ao prolapsos das bolsas de gordura dando a sensação de olhos inchados. Também há relaxamento dos ligamentos que sustentam as pálpebras, transformando o olhar amendoado e jovem num olhar arredondado e envelhecido.

 

NMP: Que fatores podem acelerar esse processo?

Dr. Flavio: Alguns fatores extrínsecos, ou seja, aqueles que não relacionados diretamente com a pele podem acabar acelerando a flacidez na área dos olhos. Por exemplo, a exposição solar sem proteção, tabagismo, sedentarismo, falta de cuidados com a pele e pouca ingestão de líquidos.

Mas, há também, fatores internos que podem acabar acelerando esse processo, como as características genéticas, peles muito finas ou claras, com baixa densidade de colágeno e elastina.

 

NMP: Como prevenir a flacidez na área dos olhos?

Dr. Flavio: A hidratação é fundamental no rejuvenescimento da pele, mas há outros hábitos que devem ser mantidos no cotidiano para evitar pálpebras caídas e linhas finas de expressão no rosto, como realizar atividade física regularmente, ter uma dieta balanceada, o uso de protetor solar, limpeza da pele após exposição a poluentes e maquiagem.

É fundamental, também, ter orientação dermatológica para escolher o melhor tratamento para o seu tipo de pele, considerando quais são os melhores hidratantes ou cremes para a área dos olhos, além de conhecer qual é o melhor momento para iniciar tratamentos estéticos minimamente invasivos, como aqueles com laser, ultrassom e bioestimulação.

flacidez na área dos olhos

NMP: Quais são os procedimentos estéticos minimamente invasivos indicados para tratar a área dos olhos?

Dr. Flavio: Um dos caminhos para garantir firmeza e estímulo de colágeno, é o uso de fios de bioestimulação. Nos casos de perda de volume, como olheiras profundas, os preenchedores de ácido hialurônico são bastante eficazes. E, para áreas com contrações ativas do músculo orbicular dos olhos que formam os famosos “pés de galinha” podemos utilizar a toxina botulínica.

 

NMP: Quando devemos começar a fazer esses procedimentos? Tem uma idade certa?

Dr. Flavio: O ideal é termos todos estes cuidados e hábitos antes mesmo do processo de envelhecimento iniciar. Sabemos que temos uma queda na produção de colágeno e elastina a partir dos 30 a 35 anos, momento que começamos a perceber os primeiros sinais de mudança nas pálpebras. 

Por isso, uma consulta a um especialista  é fundamental para orientar os melhores cuidados para a pele de acordo com cada paciente. Não há uma idade certa, percebendo os primeiros sinais para quem não tem o costume de se cuidar já seria interessante buscar um especialista.