Você sabe qual é o seu tipo de pele? Quem não deseja uma derme limpa, saudável e luminosa, não é mesmo? É clichê dizer, mas hábitos regrados diariamente fazem a diferença. Pode parecer complicado, mas o real segredo está em saber como cuidar dela.

E enquanto existem hábitos que são válidos para todos os tipos de pele – como beber dois litros de água por dia – existem também outros bastante específicos. Por exemplo, uma pele seca naturalmente demanda de uma hidratação mais intensa, enquanto a pele oleosa precisa ser cuidada com mais frequência para retirar o excesso de óleo e poluição.

Mas como identificar qual é o seu tipo de pele? Antes de mais nada, é importante saber que seu estilo de vida, genética e até mesmo o lugar onde você mora são fatores determinantes que podem afetar o tipo da sua de pele. Para saber mais sobre o assunto, trouxemos algumas dicas valiosas.

Seca, oleosa e mista. Esses são os três tipos mais comuns de pele, mas isso não quer dizer que a sua pele não possa apresentar características de dois deles, pois, o maior órgão do corpo humano pode ter vários tipos, dependendo da textura, produção de gordura e outros aspectos.

Pele seca

O inverno é o maior pesadelo de quem tem a pele seca, já que essa é a que mais sofre em temperaturas baixas, causando descascamentos, por isso, é essencial manter uma hidratação contínua com óleos nesse período.

Dica: Evite produtos à base de álcool, eles tendem a ser mais agressivos e influenciam o descascamento da pele. Prefira produtos – como demaquilantes – a base de óleos.

Pele oleosa

A pele oleosa já costumava ser o tipo mais popular entre os brasileiros e, com a vinda da pandemia do novo Coronavírus e uso máscaras obrigatórias frequentemente, que podem abafar e muito a pele, cresceu ainda mais o número de pessoas no time das peles oleosas.

É comum identificar brilho excessivo em algumas áreas do rosto. Isso acontece devido a quantidade de sebo produzida. Além disso, a tendência a acne e espinhas em um geral também costuma ser maior.

Dica: Lave o rosto com água e um sabonete neutro sempre que possível, mas especialmente ao acordar e antes de dormir.

Leia também: Conheça a real função dos fios de sustentação para a pele

Pele mista

A pele mista se caracteriza por possuir traços tanto da pele seca quanto da oleosa. As maçãs do rosto podem ser secas, enquanto a zona T (testa, nariz e queixo) tende a ser mais oleosa. Esse também é o tipo de pele mais comum no Brasil.

Dica: Aposte nos três passos básicos – limpeza, esfoliação e hidratação.

Você sabia que um dos erros mais comuns cometidos por pessoas de pele mista está em utilizar diferentes tipos de hidratantes para as áreas secas e oleosas? Tal ação pode ocasionar uma crise acneica moderada ou muito intensa.

Portanto, agora que você já conhece mais sobre as características de cada tipo de pele, não esqueça que é muito importante procurar um médico especialista. Certamente, ele irá cuidar da sua pele de maneira única.