O Brasil está entre um dos países que mais realiza procedimentos cirúrgicos no mundo, e entre os brasileiros, os procedimentos estéticos minimamente invasivos ganharam espaço devido à sua praticidade e ao custo-benefício. Os avanços no mercado de beleza colocaram em pauta a satisfação dos pacientes com seu corpo, para além das zonas visíveis!
Um ótimo exemplo disso é o aumento na busca por procedimentos estéticos íntimos. Pensando nisso, nós do time NMP convidamos o cirurgião plástico Dr. Flávio Rezende para nos explicar um pouco sobre esse tratamento estético, que segue sendo o segredo de diversas celebridades.

Doutor, existe alguma classificação ou nomenclatura especial para esse tipo de procedimento?
Dr. Flávio: Sim, temos a hipertrofia que seria o aumento dos pequenos lábios e a hipotrofia, que seria a diminuição dos grandes lábios. Normalmente utilizamos o termo “rejuvenescimento” ou “tratamento íntimo”, que consiste em uma abordagem muito mais ampla de toda a área íntima, desde a parte estética até a funcional. Isso constitui tratamentos como depilação a laser, preenchimento dos grandes lábios, bioestimulação, cirurgia como a labioplastia (ninfoplastia), clareamento e até laser ou radiofrequência para melhorar tônus e lubrificação do canal vaginal.

E quais são os casos mais comuns de procedimentos íntimos?
Dr: Flávio: Os principais procedimentos são a ninfoplastia, o preenchimento dos grandes lábios com ácido hialurônico ou lipoenxertia e o clareamento da área íntima. Atualmente, houve um aumento na busca pela melhora da flacidez com o uso dos bioestimuladores ou outras tecnologias, além dos tratamentos funcionais para melhorar tônus, lubrificação e a atrofia da mucosa do canal vaginal, resultando no aumento da autoestima e mais prazer durante a relação sexual.

Existe alguma contraindicação?
Dr. Flávio: O ideal é que a paciente passe por uma avaliação ginecológica, principalmente se for fazer tratamentos intravaginais como laser ou radiofrequência. É muito importante que ela esteja em dia com a sua saúde intima. Além disso, antes de realizar qualquer procedimento, a paciente é submetida a avaliação prévia, além de responder a um questionário para garantir a segurança do tratamento e evitar possíveis eventos adversos.

E após a realização destes tratamentos, existe algum risco para a saúde?
Dr: Flavio: Quando a paciente é avaliada em uma consulta médica, responde às perguntas fornecendo todas as informações e está em dia com seu exame de rotina ginecológico, não existem contraindicações ao tratamento. Vale ressaltar que os procedimentos realizados com um médico experiente, têm os riscos minimizados.

Doutor, os procedimentos íntimos podem diminuir a libido?
Dr. Flavio: Não. Na maioria das vezes há um aumento da libido, da autoconfiança em se expor perante o seu parceiro e também da autoestima. Fatores fundamentais para o bem-estar de uma pessoa.

Para finalizarmos, qual o prazo médio da duração?
Dr. Flavio: Essa é uma resposta um tanto quanto difícil, pois esse fator varia de acordo com cada tratamento ou se houve a combinação de um ou mais tratamentos, por exemplo

Ficou interessado na realização do procedimento estético ou gostaria de saber mais sobre essa e outras técnicas do universo da beleza? Conheça mais em: https://sinclairpharma.com.br/