preenchimento-o-que-saber

Embora o preenchimento seja considerado um tratamento minimamente invasivo, muitas são as dúvidas dos pacientes sobre os cuidados que devem ser tomados antes e depois do procedimento. Um dos principais questionamentos que surge antes de tratar a face é: existe uma época do ano ideal para realizar preenchimento?

Segundo a dermatologista Bianca Gastaldi, o preenchimento pode ser realizado em qualquer época do ano, pois ele não é considerado um procedimento ablativo, ou seja, que promove descamação da pele e exige afastamento da exposição solar: “Normalmente o paciente retoma as suas atividades habituais logo após o procedimento. Pode ocorrer um edema (inchaço) discreto nos primeiros dias e até mesmo em alguns casos ficar com equimose (roxinho). A equimose é menos comum quando o procedimento é realizado com cânulas, mas em áreas como lábios e olheiras acontece com mais facilidade. ” Em casos de equimose, é recomendado que o paciente não se exponha ao sol. “Agora isto não impede o paciente de retomar as atividades, pois basta usar um corretivo ou filtro solar tonalizante para disfarçar a equimose e vida normal”, recomenda a médica.

Após a realização do preenchimento, algumas medidas são necessárias. Quando o local fica roxo, é necessário cuidado redobrado, pois nestes casos a exposição solar pode manchar a pele. “Recomendo evitar exposição solar direta mesmo com filtro solar nestes casos durante todo o período que a tonalidade da pele apresentar alteração. Geralmente 14-21 dias. ”, explica Dra. Bianca.

 

Outras recomendações de acompanhamento após um tratamento com preenchimentos incluem:

– Não aplicar maquiagem nas primeiras 24 horas

– Reduzir a exposição prolongada a raios UV (exposição direta ao sol e em câmeras de bronzeamento)

– Evitar temperaturas abaixo de 0°C, bem como saunas e banhos turcos, por 2 a 3 semanas

 

A duração do preenchimento varia de acordo com o produto usado e do organismo de cada pessoa. Porém, é possível adotar algumas medidas para prolongar seus efeitos. O uso do filtro solar ajuda a combater a degradação do colágeno. Opte sempre por um filtro solar com FPS alto e com cor. Outra medida importante é adoção de bons hábitos, como uma alimentação com pouco açúcar e muita água. Praticar atividades físicas e não fumar também entram na lista de hábitos saudáveis. Por fim, a hidratação da pele é fundamental para preservar o colágeno e a elastina, responsáveis pela firmeza da pele.

 

Todas as dúvidas podem ser tiradas com o profissional que cuida da sua pele. Viu como é simples? Com alguns cuidados, o preenchimento se mantém e você permanece jovem e com uma pele linda.