O dermatologista é aquele que cuida da pele, cabelo, unhas e mucosas

No dia 18 de outubro é comemorado o dia do médico, e é preciso evidenciar que a presença do dermatologista na rotina de cuidados com a saúde é fundamental para a vida dos pacientes.

Desde procedimentos de rotina até as cirurgias mais invasivas, ter um bom especialista ao seu lado durante o processo torna tudo mais seguro e diminui as chances de qualquer complicação no pós-procedimento.

Leia mais: Tipo de pele – saiba como descobrir o seu

O papel do dermatologista

O dermatologista é um médico especializado em prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e condições que afetam não só a pele, mas também o cabelo, as unhas e as mucosas.

Para toda e qualquer situação relacionada a essas particularidades, seja por questões de saúde ou estética, é essencial a presença de um dermatologista qualificado. Isso porque a assistência de alguém devidamente especializado é fundamental para obter os resultados desejados da forma mais saudável e segura possível.

Leia também: Conheça a real função dos fios de sustentação para a pele

Quando ir ao dermatologista?

Apesar de a internet ter virado uma usual fonte de consulta dos brasileiros quando o assunto é cuidado com pele, unha e cabelo, é importante lembrar que nada substitui o papel do dermatologista, que é o profissional capacitado a analisar cada caso de maneira individualizada.

Em relação às consultas de rotina, o ideal é ir a um especialista de confiança uma vez ao ano para acompanhamento e também para prevenção de doenças de pele ou questões estéticas. Porém, se existir algum tipo de alteração na derme, cabelo, unha ou mucosa que sejam de origem alérgica, infecciosa ou autoimune, é imprescindível recorrer imediatamente a um médico.

Dermatologista e o cuidado com a pele

A dermatologia cosmiátrica é a área dedicada aos muitos tratamentos que podem contribuir em preservar a beleza da pele e promover o rejuvenescimento, portanto, listamos abaixo todas as ações que podem ser executadas por esse especialista:

  • Identificar o tipo de pele e indicar os cuidados e produtos mais adequados para cada necessidade básica, como: protetor solar, hidratante gel de limpeza, entre outros;
  • Orientar o tratamento tópico que são realizados com cremes, séruns e loções, em casos como celulite, estrias e sinais do envelhecimento, como manchas, rugas flacidez, entre outras;
  • Prescrever e também realizar procedimentos que utilizam laser, como: como depilação a laser e remoção de manchas e tatuagens;
  • Indicar e realizar procedimentos estéticos faciais e corporais, incluindo tratamentos para celulite, estrias e gordura localizada;
  • Recomendar e realizar procedimentos estéticos para prevenir e tratar sinais do envelhecimento, como peeling, toxina botulínica, bioestimuladores de colágeno, preenchimento facial, laser, etc.

Dermatologista e o cuidados com as unhas

Apesar de as unhas estarem sempre conectadas às questões estéticas, elas são tão importantes como a pele e dizem muito sobre a saúde do corpo humano. Unhas fracas e quebradiças, por exemplo, podem indicar problemas locais, como micoses, irritações ou alergias a alguma substância ou objeto de uso diário.

Além disso, também podem ser um grande indicador quanto aos problemas do organismo como um todo, incluindo anemia, psoríase e alterações na tireoide. Nesse sentido, o surgimento de manchas e as mudanças na cor e no formato das unhas podem até apresentar sinais de condições mais sérias, como diabetes, problemas respiratórios, doenças cardíacas, entre outras.

Indicação de leitura: Inverno é a melhor época para realizar procedimentos dermatológicos na pele

Dermatologista e o cuidado com os cabelos

A tricologia é a área da dermatologia com foco no cuidado do couro cabeludo, fios e pelos. Esse segmento abrange o diagnóstico e tratamento dos distúrbios que ocasionam queda e quebra dos fios, inflamações, infecções e doenças do couro cabeludo. Portanto, o médico tricologista é capaz de diagnosticar a causa de qualquer um desses problemas e buscar tratamentos específicos para cada um deles.

Assim como as unhas, o cabelo também é uma parte importante do corpo humano e um grande indicador da saúde no geral. As doenças mais comuns tratadas na tricologia são:psoríase, foliculite, dermatite seborreica, pitiríase e alopecia e, muitas vezes, elas são reflexo de alguma deficiência que está além do couro.

Então, agora que você conhece melhor todo o vasto universo em que o dermatologista atua, que tal aproveitar para celebrar esse dia do médico colocando sua saúde em dia e agendando uma consulta com esse profissional tão incrível e necessário na sua vida? E além do dermatologista, lembre-se de marcar um checkup geral com seu médico de confiança, afinal, a saúde deve sempre vir em primeiro lugar!