Está ouvindo todo mundo falar sobre harmonização facial e quer saber qual aparência o procedimento confere ao rosto? Para tirar todas as suas dúvidas referentes às etapas, resultados e vantagens, conversamos com a dentista Dra. Lisiane Dietzel.

Segundo ela, “as pessoas estão envelhecendo na aparência, mas permanecendo joviais e ativas, portanto, podemos dizer que a harmonização facial consegue resgatar a autoestima e melhorar a autoconfiança dos pacientes, para que reflitam por fora a maneira como se sentem por dentro”.

Ela completa explicando que “as principais mudanças que podem ser observadas são tanto a reposição dos tecidos como dos volumes da face, que se perdem devido ao envelhecimento. Além disso, a harmonização facial melhora o formato de estruturas nobres, como os lábios, a mandíbula e o nariz”.

Principais vantagens da harmonização facial

A harmonização facial, como o próprio nome já diz, é um conjunto de técnicas realizadas para harmonizar a face, por meio de um equilíbrio entre ângulos, volume e formatos. Normalmente, é realizada por meio de preenchimentos que podem incluir diversas regiões do rosto, como lábios, olheiras, matar, mandíbula e queixo, acarretando na suavização da aparência, enquanto a definição dos contornos auxilia na simetria.

A Dra. Dietzel diz que “quando são bem realizados, os procedimentos de harmonização facial conferem naturalidade, assim, o paciente se torna uma versão melhorada de si mesmo, sem perder suas características. Além disso, quando realizados preventivamente, resultam no retardamento do envelhecimento facial”.

Todos os tratamentos que fazem parte da harmonização facial são minimamente invasivos e realizados com muita rapidez, portanto, dispensam a utilização da anestesia geral e a internação. O tempo de duração médio é 30 minutos por procedimento, sendo que diferentes tipos de procedimento podem até ser realizados no mesmo dia.

Mas as vantagens não param por aí. A harmonização facial é composta por tratamentos indolores, que não deixam cicatrizes. A recomendação feita por especialistas é que o paciente evite atividades pesadas na data de realização do procedimento e evite exposição solar muito intensa pelos próximos sete dias.

 

Uma das características da harmonização facial, como dito antes, é o reposicionamento dos tecidos do rosto. Sendo assim, é possível corrigir, por exemplo, problemas como o sorriso gengival e a exposição excessiva dos dentes. Além disso, os preenchedores de ácido hialurônico são responsáveis por melhorar o volume e definição dos lábios, que são a moldura do sorriso.

Segundo a Dra. Lisiane, “quando a gente realiza um trabalho odontológico de reabilitação do sorriso, isso influencia na face como um todo, pois as pessoas sorriem com a boca, mas também com os olhos. O procedimento de melhora do sorriso é o primeiro passo, sendo que a harmonização facial vem para coroar esse tratamento e dar mais confiança para sorrir, sem rugas e marcas de expressão na face”.

Conheça os resultados de cada procedimento de harmonização facial

Para entender melhor quais as principais mudanças que a harmonização facial causa no rosto, vamos conhecer os principais procedimentos que compõem o tratamento:

Preenchedores de ácido hialurônico

Os preenchedores de ácido hialurônico são aplicados em pontos específicos do rosto e contribuem para a harmonização facial a partir da eliminação de olheiras, preenchimento e contorno dos lábios, delineação da mandíbula e das maçãs do rosto, reposição dos tecidos e preenchimento do sulco nasogeniano (bigode de chinês) e do sulco labiomentual (linhas de marionete).

Está buscando por preenchedores faciais com resultados naturais e efeitos duradouros? Conheça a linha Perfectha!

Bioestimulação de colágeno

Para uma harmonização facial completa são indicados os bioestimuladores de colágeno, responsáveis por melhorar a textura e a qualidade da pele, auxiliando no rejuvenescimento e no combate à flacidez. Um ótimo exemplo de bioestimuladores de colágeno é o Ellansé, que possui ação 2 em 1, agindo também como preenchedor facial.

Fios de sustentação

Essa etapa da harmonização facial é responsável pela reposição dos tecidos e gorduras naturais do rosto, que se deslocam com o envelhecimento. Os fios de sustentação, como os da linha Silhouette Soft, agem como um lifting sem corte, conferindo uma aparência jovial e sedutora por até 2 anos.

Outros tratamentos

A toxina botulínica é um dos procedimentos bastante adotados, pois é responsável por paralisar os músculos da face e combater as rugas dinâmicas, que são aquelas marcas causadas pela movimentação dos tecidos, devido às expressões faciais, como os pés de galinha, as rugas nasais, os vincos entre as sobrancelhas e as rugas na testa.

Também fazem parte da harmonização facial tratamentos como a redução das gorduras da face pela aplicação de enzimas, conhecida popularmente como lipo de papada; os tratamentos de pele, como o peeling; e tratamentos de rejuvenescimento facial que utilizam aparelhos, como o ultrassom microfocado, jato de plasma e radiofrequência.