Tendência: o uso de preenchimento e bioestimuladores na busca pelo rejuvenescimento e beleza natural

Desde a Antiguidade, o culto à beleza faz parte das diferentes culturas ao redor do mundo. Até o final do século XVIII, por exemplo, sob influência do Renascentismo, as mulheres consideradas mais bonitas eram as mais gordinhas, com corpos mais arredondados. Já nas décadas de 1980/90, inspirada pelas supermodelos, a sociedade ocidental, principalmente, passou a considerar como padrão as mulheres super magras, esbeltas e longilíneas. Independente da época, porém, a busca pelo rejuvenescimento da pele sempre existiu.

Não é novidade que a busca pelo padrão de beleza de cada época se traduzisse em procedimentos, técnicas e estratégias utilizadas, principalmente, pelo público feminino. Podemos, aqui, lembrar dos espartilhos que afinam a cintura, o boom dos implantes de silicone no início dos anos 2000 e das cirurgias plásticas e lipoaspiração. E, no caso da pele, não faltavam receitas caseiras para combater as rugas.

O fato é que, de uns anos para cá, muitas mulheres passaram a repensar sua relação com o espelho e passaram a valorizar sua beleza natural. Conversamos com a Dra. Jaciara Hunnicutt, dermatologista, para desvendar o que é a beleza natural e porque há uma tendência na busca pelo rejuvenescimento por meio de procedimentos minimamente invasivos. Confira:

NMP: O que é a beleza natural?

Dra. Jaciara: A beleza natural é aquela que se opõe ao artificialismo, é baseada na individualidade, no respeito e no amor próprio, valorizando o ser humano e sua incríveis peculiaridades, sem impor um padrão único de beleza. 

É claro que, com o passar dos anos, a pele não é mais a mesma e muitas pessoas desejam desacelerar o processo de envelhecimento, apostando na busca por procedimentos que proporcionem rejuvenescimento de maneira natura e minimamente invasiva.

Dra. Jaciara Hunnicutt

NMP: Como evitar ou retardar o aparecimento de rugas?

Dra. Jaciara: Para evitar o aparecimento de rugas finas no rosto, ter uma pele saudável e, consequentemente, evidenciar ainda mais a beleza natural, diversos fatores estão envolvidos. É preciso cuidar de si com amor e respeito, em todos os aspectos. Seja nos cuidados diários, como a manutenção da higiene e hidratação, como também na proteção do organismo, baseada no consumo de alimentos saudáveis, frescos e de qualidade. Cuidar dos pensamentos e sentimentos também faz parte!

 

NMP: Como os procedimentos minimamente invasivos valorizam a beleza natural?

Dra. Jaciara: Graças à tecnologia, hoje em dia é possível dar uma forcinha ao organismo na hora de produzir colágeno, proteína que ajuda na sustentação da pele e combate a flacidez. Os bioestimuladores de colágeno auxiliam nessa produção e garantem um resultado natural, ou seja, o rejuvenescimento da pele sem a necessidade de cirurgias plásticas ou tratamentos invasivos.

Outro importante benefício dos bioestimuladores  é que não há idade mínima para começar. Cada indivíduo é singular e precisará de cuidados diferenciados dependendo do seu momento. O fundamental é sempre consultar um especialista, que poderá fazer a indicação certa para cada caso.

Há, também, procedimentos minimamente invasivos que preenchem algumas falhas de tecido com o Ácido Hialurônico, um ativo produzido naturalmente pelo corpo com propriedades hidratantes e estimulantes de colágeno. Apesar de ser encontrado no corpo humano, com o passar dos anos, sua produção diminui, por isso a necessidade da reposição com tratamentos. Os preenchedores de Ácido Hialurônico são muito utilizados no combate a rugas e linhas de expressão, além de ser uma molécula capaz de reter água e manter a hidratação da pele.

Tendência: o uso de preenchimento e bioestimuladores na busca pelo rejuvenescimento e beleza natural

 

NMP: Em que momento é recomendado iniciar tratamentos para o rejuvenescimento?

Dra. Jaciara: Na idade em que sentir necessidade do cuidado. Não há uma idade mínima, cada indivíduo é singular e vai precisar de cuidados diferenciados dependendo do seu momento. Por exemplo, tenho pacientes pré-adolescentes e adolescentes que fazem procedimento estético para acne, estrias e outras condições que os perturbam. Assim como tenho pacientes bem jovens, mas que por uma característica familiar já apresentam certo grau de flacidez e querem envelhecer de forma melhor, então já fazem bioestimulação de colágeno. Em contrapartida, tenho pacientes que são avós há algum tempo e que, de repente, pela primeira vez sentiram a necessidade de investirem no autocuidado e na própria beleza.  

Quer saber mais sobre procedimentos minimamente invasivos? Leia aqui!