Sempre que ouvimos falar de rugas já ficamos preocupados, principalmente porque não sabemos exatamente o que as causam, se possuem diferenças, e muito menos se existe alguma forma de evitá-las. 

Por causa disso, nós do time Na Minha Pele trouxemos o nosso parceiro e Speaker Dr. Gabriel Aribi (CRM 144993 SP), especialista em dermatologia e em cirurgia dermatológica, para falar sobre o assunto e tirar todas as nossas dúvidas.

Dr. Gabriel Aribi
Dr. Gabriel Aribi

Rugas finas e marcadas

NMP: Qual a diferença entre as rugas finas e as marcadas?

Doutor Gabriel Aribi: As rugas acontecem por meio de um processo contínuo, que passa por fases até desencadear as rugas conhecidas como marcadas. Um fator muito importante que acontece no nosso rosto desde a juventude é a contração muscular, o que faz com que a partir dos 20 anos de idade já apareçam algumas marcas de expressão que são encontradas ao redor dos lábios e dos olhos, denominadas rugas finas. Com o passar do tempo, sofremos com a perda de colágeno e também de fibra elástica da pele, algo que faz com que essas rugas finas piorem, ou seja, o que antes só aparecia com a contração muscular (rugas dinâmicas), passa a aparecer sem o paciente fazer nenhum esforço (rugas estáticas), surgindo assim as rugas mais marcadas e profundas.

 

NMP: Como/por que elas surgem?

Doutor Gabriel Aribi: Existem dois tipos de envelhecimento na pele: O primeiro é um envelhecimento que possui interferência de fatores externos, por exemplo, o excesso de exposição ao sol e o tabagismo, que inferem diretamente no estilo de vida e contribuem para o processo. O segundo envelhecimento pode ser denominado como cronológico, já que é inerente ao passar do tempo e acontece com todo mundo. É importante ressaltar que esse envelhecimento está completamente associado à contração muscular, juntamente com a perda das fibras de colágeno e elásticas da pele, fazendo parte de um processo contínuo. 

 

NMP: Qual o tratamento indicado para prevenir rugas ou amenizá-las?

Doutor Gabriel Aribi: Existe um conceito para melhorar as rugas finas que aparecem com a contração muscular. Para começar o tratamento desse tipo de ruga é indicado um procedimento com toxina botulínica, que pode ser mantido repetindo o procedimento ao longo da vida. Outra forma de tratar essas rugas finas é com ácido hialurônico fininho, algo que é encontrado no Perfectha FineLines e dá um bom resultado. Caso seja uma ruga mais marcada, ou até mesmo para uma ruga fina, existe a opção de tratar com o Ellansé, fazendo uma bioestimulação da pele e melhorando bastante o aspecto das marcas no rosto. Eu, particularmente, prefiro o Ellansé associado a toxina botulínica, principalmente porque dessa forma é possível ter um produto com alta durabilidade, além de ser estimulado o colágeno tipo 1 que também dura muitos anos, o que torna o Ellansé muito interessante.

 

NMP: Existe uma idade ideal para iniciar o tratamento?

Doutor Gabriel Aribi: A partir dos 20 anos de idade já é indicado tratamentos para linhas de expressão para algumas áreas da face em pacientes que querem prevenir e tratar os primeiros sinais de idade. Porém, para aquele paciente que não quer ter rugas marcadas e nem dificuldade para reverter o estado da pele e ter um bom resultado o quanto antes, é mandatório iniciar um tratamento com 30 anos. Nesse caso, na minha opinião 30 anos é a idade limite para começar.

 

Nós, da família Sinclair Pharma, acreditamos que não existe nada mais importante do que estar bem consigo mesmo. Sendo assim, quando o assunto é a nossa pele, é fundamental evitar fatores como tabagismo e excesso de exposição ao sol, além de usar e abusar do protetor solar, o que além de proteger a pele da radiação ultravioleta, ainda reduz outros danos como: queimaduras, manchas, rugas e câncer de pele. Em caso de qualquer dúvida, procure os nossos especialistas e agende uma consulta!

Para mais informações acesse: https://sinclairpharma.com.br/