A papada, também conhecida como queixo duplo ou papo, é uma sobra de pele que aparece logo abaixo do queixo e normalmente incomoda homens e mulheres. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a papada não surge somente por conta do excesso de peso. Segundo o cirurgião plástico Francisco Tribulato “a papada surge principalmente devido ao acúmulo de gordura, mas também pode ser causada por predisposição genética, medidas posturais, recuo da mandíbula ou avanço do maxilar.”

Como evitar as papadas?

Sim! Neste caso, há três dicas muito importantes. Primeiro, evitar mudanças bruscas de peso, como emagrecer ou engordar rápido demais, pois isto contribui para a flacidez e excesso de pele no corpo. Outra dica é evitar a exposição solar, porque o sol em excesso está diretamente relacionado ao envelhecimento rápido da pele, o que também acelera o desenvolvimento da papada. Além disso, é importante ficar atento à postura, pois uma má posição pode enfraquecer os músculos do pescoço e do queixo, contribuindo para o surgimento da papada.

Existem várias formas de acabar com a papada, caso ela já seja uma realidade pra você. O tratamento estético varia de acordo com a causa do problema, podendo ser não invasivo, minimamente invasivo ou até mesmo um tratamento cirúrgico. O Dr. Francisco Tribulato nos explica cada um deles: “Dentre os tratamentos estéticos não invasivos, se destacam o ultrassom microfocado e a radiofrequência, que atuam no reposicionamento dos tecidos, na ‘queima’ da gordura e na retração da pele. Dentre os tratamentos minimamente invasivos, se destacam os fios de sustentação Silhouette Soft (que promovem uma “puxadinha” de até 1.5 cm e é um potente bioestimulador de colágeno, atuando na retração e reposicionamento da pele), preenchedores de ácido hialurônico ou de policaprolactona (que atuam na melhor definição do contorno inferior da face e no emolduramento da face, promovendo um efeito lifting da papada).”

Caso seja necessário um procedimento cirúrgico para remover a papada, as opções são a  lipoaspiração e a ritidoplastia. “A lipoaspiração é realizada quando o intuito é retirar o excedente de gordura, enquanto a ritidoplastia consiste na cirurgia da face/pescoço com maior reposicionamento dos tecidos e retirada do excedente de pele.”, explica o cirurgião plástico.

Dar adeus à papada e melhorar o contorno do rosto é possível. E como você viu no texto, o que não faltam são opções pra isso. Procure o profissional que cuida da sua pele e verifique qual a melhor indicação para o seu caso.