Manter-se saudável, por mais complexo que possa parecer algumas vezes, é algo que pode ser realizado sem grandes esforços. Com a saúde da nossa pele não é diferente. Muito se fala a respeito da importância de realizarmos consultas regulares com um médico dermatologista, a fim de manter a saúde do maior órgão do nosso corpo. Porém, como em toda a área da saúde, é extremamente importante que nos consultemos com bons profissionais.

O médico dermatologista é o profissional que, apesar de ter estudado o corpo humano, se especializou na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças de pele, mucosas, unhas, cabelos e tudo o que diz respeito a derme. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, além da preservação e do cuidado com a pele, o dermatologista pode também diagnosticar e auxiliar em quadros mais sérios, como vitiligo, psoríase e até mesmo o câncer de pele.

É importante nos atentarmos aos sinais do nosso corpo: o surgimento de pintas, manchas, sinais com texturas irregulares e marcas são os principais fatores que ocasionam uma consulta dermatológica. Através do diagnóstico precoce de qualquer quadro clinico, é possível intervir e assegurar um tratamento com maiores possibilidades de êxito. Com base nisso, separamos algumas dicas para garantir a escolha de um bom especialista.

 

Procure se informar sobre a experiência do profissional

Devemos nos atentar se o profissional com o qual pretendemos nos consultar possui experiência com o assunto que ocasionará a consulta. Em caso mais simples, como acnes e manchas na pele, é importante identificar um especialista no assunto, já em casos mais sérios como alterações e manchas incomuns é imprescindível que o médico possua conhecimento e boa atuação na área.

Equipe médica

Geralmente, médicos dermatologistas não costumam trabalhar sozinhos, principalmente em casos de procedimentos cirúrgicos. Procure se informar a respeito dos registros profissionais dos componentes dessa equipe, assim como suas especializações e experiências individuais.

 

Dê preferência a cuidados e tratamentos humanitários

Consultas dermatológicas são extremamente necessárias, mas tão importante quanto sua precisão é o atendimento ofertado pelo profissional, assim como os cuidados prestados aos pacientes no pré e pós-operatório. Educação e empatia são importantes em todas as relações interpessoais, atente-se a tais características.

 

Desconfie de promessas milagrosas e preços muito abaixo do mercado

Um bom profissional se assegura de ser transparente sobre seus diagnósticos, assim como alertar a respeito dos possíveis resultados e riscos obtidos a partir de qualquer procedimento. Fuja de médicos que fazem propostas milagrosas por preços inacreditáveis, os resultados finais podem ser excessivos ou até mesmo irreversíveis.

 

Localização e condições de atendimento

Assim como os profissionais, o local de atendimento também deve ser considerado. Atente-se sobre condições de higiene e segurança, além de se informar sobre a unidade possuir autorização prévia e regulamentações de órgãos públicos, como a Vigilância Sanitária.

 

Sentir segurança no profissional ao qual você irá confiar a saúde da sua pele é extremamente importante. E, caso reste mais alguma dúvida, não hesite em perguntar ao seu médico.

Nós, da família Sinclair Pharma, acreditamos que é possível mudar o mundo através da autoconfiança e do bem-estar. Procure um de nossos especialistas e agende uma consulta!

 

Conheça mais em http://sinclairpharma.com.br/