O que é harmonização facial

A harmonização orofacial é capaz de trazer o equilíbrio perfeito para todas as áreas do rosto, conferindo uma aparência simétrica e jovial. O procedimento traz benefícios estéticos e, segundo a cirurgiã-dentista Júlia Campana, a harmonização orofacial é muito buscada pelo excelente resultado estético. “O preenchimento de ácido hialurônico, por exemplo, enfatiza os contornos da face, enquanto causa um efeito lifting nas maçãs do rosto, nas olheiras e no sulco nasolabial, além de conferir mais volume aos lábios”, diz.

Vantagens da harmonização orofacial

Para chegar à harmonização facial completa são necessários cuidados específicos para as diferentes partes do rosto, sendo que cada procedimento traz benefícios únicos. A trajetória para o total equilíbrio da face exige uma atenção especial para os seguintes pontos:

Harmonização do sorriso

Não é possível obter a harmonização orofacial completa sem dar a devida atenção ao sorriso. Nas palavras da Dra. Júlia, “o sorriso é o quadro e o rosto é a moldura”, portanto, é essencial tratar alguns dos problemas bucais que interferem na busca pelo rosto harmônico e o sorriso perfeito. Os exemplos mais comuns são os seguintes:

Sorriso assimétrico: ocorre quando as proporções são diferentes nos dois lados da face. Para resolver esse problema, é aplicada uma pequena quantidade do preenchedor, para reequilibrar a musculatura e acertar o ângulo do sorriso.

Sorriso gengival: ocorre devido a contração do lábio superior durante o sorriso, expondo uma quantidade excessiva de gengiva. Para corrigir, basta paralisar o músculo do lábio por meio de bioestimuladores, como os preenchedores de ácido hialurônico.

Bruxismo: o estímulo de travar os dentes durante o sono, ou até mesmo quando acordado, causa o desgaste da arcada dentária. Quando injetados, os preenchedores de ácido hialurônico são capazes de controlar os músculos de mastigação, contribuindo para um sorriso perfeito.

 

Harmonização orofacial

Harmonização do terço inferior da face

Segundo a dentista, “como parte do suporte desta área está relacionado aos elementos dentários, o desgaste da arcada causa uma redução na altura do terço inferior da face e, consequentemente, começam a surgir estigmas relacionados ao envelhecimento”.

Os procedimentos realizados no terço inferior, que ajudam a compor uma harmonização orofacial completa, envolvem tratamentos de rejuvenescimento facial, com a utilização de bioestimuladores repositores de colágeno e de ácido hialurônico. Os procedimentos principais são os seguintes:

Preenchimento labial: o preenchimento de ácido hialurônico ajuda a restaurar o volume e o contorno dos lábios. É um tratamento que auxilia no rejuvenescimento facial e também combate alterações de selamento labial, que causam problemas como mordida aberta e respiração bucal.

Preenchimento do sulco nasolabial: as linhas de expressão que surgem na área que vai das laterais inferiores do nariz até o início do queixo, conhecidas popularmente como o bigode chinês, podem ser facilmente combatidas pela aplicação correta de preenchedores de ácido hialurônico, como o Perfectha, da Sinclair Pharma.

Preenchimento das maçãs do rosto: essa área pode ser corrigida por meio de preenchedores de ácido hialurônico, que conferem o contorno ideal às maçãs do rosto, e pelos fios de sustentação, que ajudam a posicioná-las. O tratamento pode ser realizado a partir de apenas um dos métodos, ou combinado.

Conheça os benefícios do Ellansé, preenchedor e bioestimulador com ação 2 em 1 e alta durabilidade.

A busca pela beleza natural

Os procedimentos de harmonização orofacial são minimamente invasivos e alcançam resultados incríveis no rejuvenescimento, por meio de bioestimuladores que realçam as características naturais, ao invés de modificar completamente as estruturas do rosto, o que pode ocorrer em procedimentos mais agressivos, como a cirurgia plástica.

Além disso, a realização dos tratamentos de harmonização orofacial é muito mais rápida, indolor e possui cicatrização quase imediata. Os cuidados no pós são mínimos, sendo que o período de resguardo é de apenas 24 horas.