Um dos principais sinais do envelhecimento da pele é a desidratação. Isso porque as células começam a envelhecer quando apresentam  perda hídrica, ou seja, a capacidade de reter água. Por isso, ter uma rotina que inclua a hidratação da pele é fundamental no rejuvenescimento.

A Dra. Helga Clementino, dermatologista e speaker da Sinclair Pharma, explica que mesmo quem investe em procedimentos minimamente invasivos para o rejuvenescimento, deve manter a hidratação da pele em dia. “Alguns tratamentos, como o laser fracionado, por exemplo, podem causar a perda de água pela pele. Então, continuar com o hábito de hidratar a pele é imprescindível”, diz.

Um importante aliado da hidratação é o colágeno, uma vez que ele auxilia na elasticidade e resistência da pele, sendo responsável pela constituição das fibras que sustentam os tecidos do corpo. Já os bioestimuladores injetáveis, como o próprio nome diz, têm a função de intensificar a produção de colágeno, que passa a diminuir com o tempo. 

Hidratação é fundamental em todos os tipos de pele

Um dos enganos mais comuns é acreditar que a pele oleosa não precisa de hidratação. A Dra. Helga explica que, na verdade, o que difere nesse caso é o tipo de produto indicado. “Quem tem a pele oleosa precisa hidratá-la com produtos à base de água, mais fluídos, como séruns”, diz. Já para as peles normais e secas, o ideal são os hidratantes mais cremosos, em forma de balm, por exemplo.

Para fazer a escolha certa, o ideal é conhecer sua pele. A especialista recomenda, inclusive, que se consulte um dermatologista que poderá avaliar as condições da pele e quais são os produtos mais indicados em cada caso.

O rejuvenescimento da pele depende de hidratação

Como vimos, um dos segredos para o rejuvenescimento  é manter a pele saudável e hidratada. Com a manutenção da água e do colágeno, a tendência é que a pele se mantenha firme por mais tempo, com menos sinais de envelhecimento. 

Os homens, muitas vezes, são mais resistentes ao hábito de hidratar a pele, porém, a dermatologista alerta que eles também precisam investir nessa rotina. “A pele e a espessura muscular dos homens são mais espessas, a estrutura de colágeno é mais firme, com mais fibras. Mas, mesmo assim, é importante que eles mantenham a hidratação em dia, principalmente quando estão em busca do rejuvenescimento”.

Hidratar a pele é fundamental no rejjuvenescimento

 

A dermatologista também explica que não existe idade certa para começar a pensar na hidratação da pele. “Adolescentes que usam muita água quente ou demaquilantes, por exemplo, precisam ter essa atenção. Há, também, crianças com a pele ressecada. Nesses casos, é fundamental procurar um dermatologista que avaliará a necessidade de cada um”, diz.

Como hidratar a pele no dia a dia

Beber água é o primeiro passo para hidratar a pele e colaborar com o rejuvenescimento. Isso porque 20% da água que ingerimos diariamente é direcionada para a pele. A dermatologista ressalta que a ingestão de alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes também colabora para a hidratação.

A especialista recomenda o uso de hidratantes faciais duas vezes ao dia, principalmente para quem sofre muitas interferências do meio externo, como a poluição e o uso constante do ar condicionado.

O uso de colágeno via oral também é um dos recursos que colaboram com a hidratação da pele. De acordo com a médica, artigos mostram que essa ingestão melhora a firmeza e hidratação da pele, resultando num aspecto mais jovem e saudável.

Os bioestimuladores de colágeno são recomendados como tratamento para linhas de expressão, combatendo os primeiros sinais de envelhecimento. A aplicação é feita por especialistas e costuma ser rápida e indolor. Quer saber mais sobre alternativas para rejuvenescimento? Leia aqui!