Conheça as etapas do rejuvenescimento

Se você é uma das pessoas em busca do rejuvenescimento facial mais natural, ressaltando o que há de mais bonito em você, saiba que o ácido hialurônico é um dos queridinhos da vez e não é à toa. Por meio de aplicações de preenchedores baseados nessa substância, é possível alcançar uma pele mais saudável, com elasticidade, recuperando o volume e deixando para trás a flacidez causada pelo tempo ou pela perda de peso, por exemplo.

Os preenchedores faciais de ácido hialurônico, como o Perfectha, são aplicados de maneira rápida, em consultórios de especialistas autorizados, com anestesia local e pode ser considerado um procedimento estético minimamente invasivo. Ou seja, logo após a aplicação já é possível levar uma vida normal, sem precisar abandonar a rotina ou se afastar do trabalho.

Para entender melhor quais são as etapas do rejuvenescimento facial em que há a aplicação de ácido hialurônico, nós batemos um papo com a dermatologista e speaker da Sinclair Pharma Brasil, Dra. Helga Clementino. A especialista explica que tudo começa com uma avaliação inicial rigorosa, que é quando o profissional entende quais são as reais necessidades do paciente.

 “Depois do primeiro contato, tiramos fotos que nos dão o controle do antes e depois, permitindo que tanto o profissional quanto o paciente tenham bem claro os resultados que estão sendo obtidos”, explica.

As aplicações de preenchedores de ácido hialurônico são bem simples e rápidas e não dependem da presença de um anestesista, por exemplo. Porém, para aliviar qualquer incômodo, é feita a aplicação de uma anestesia local.

 “A aplicação em si é feita por meio de pequenas agulhas ou microcânulas. Vale ressaltar que ambas são extremamente seguras, mas é possível que o local onde houve a aplicação fique levemente inchado por um ou dois dias. Também é comum haver vermelhidão ou pequenos hematomas. Esses são processos comuns de defesa do corpo, mas é sempre recomendado entrar em contato com o especialista no caso de hematomas maiores”, explica.

Os procedimentos estéticos minimamente invasivos, como as aplicações de preenchedores de ácido hialurônico são seguros e contam cada vez mais com o apoio da tecnologia. Porém, é preciso ter alguns cuidados essenciais.

“Os pacientes devem sempre avisar o médico caso estejam fazendo uso de medicação anticoagulante, pois é possível que seja necessário suspender esse uso alguns dias antes do procedimento, diminuindo a chance de haver hematomas. Se, mesmo com todos os cuidados houver algum roxinho, existe a opção de tratamento com pomadas ou géis que logo curam esse incômodo”, ressalta.

 O tratamento com preenchimento de ácido hialurônico tem o resultado praticamente imediato, mas as etapas do rejuvenescimento facial dependem da qualidade do envelhecimento de cada paciente. Por isso, é fundamental manter o contato com o especialista que realizou o procedimento.

“O acompanhamento médico após o procedimento varia de clínica e de profissional. É bem comum que o paciente retorne após uma semana ou em 15 dias para que seja feita uma avaliação nova e também a foto de pós. Ao procurar um especialista para fazer seu preenchimento, certifique-se de que há um canal de comunicação de fácil acesso com a clínica, para o caso de haver qualquer complicação ou eventualidade”, indica a dermatologista.

Rejuvenescimento facial

Quando é hora de renovar o preenchimento e garantir o rejuvenescimento facial?

 Uma das principais características dos preenchedores de ácido hialurônico é ser bioabsorvível, ou seja, o corpo se encarrega naturalmente de processar a substância. Por isso, é importante ficar de olho na duração do produto utilizado e se atentar aos primeiros sinais de que é hora de repetir o procedimento.

“A maioria dos preenchedores têm uma duração limitada de um a dois anos. Habitualmente sempre oriento meus clientes a não esperarem passar o efeito do produto para poder investir novamente no tratamento, para que sempre mantenha a qualidade do tratamento. No caso das olheiras, por exemplo, se passado alguns meses e essa área começa a ficar funda ou escura de novo, é sinal de que é hora de visitar o médico novamente. O mesmo acontece com os sulcos, aquelas marcas mais aprofundadas. Temos que lembrar que a cada dia envelhecemos um pouco, é a vida, e por isso eu indico visitar sempre o especialista, não só na hora de investir no procedimento”, finaliza a médica.